A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) divulgou, nessa quarta-feira (23), o balanço da operação Semana Santa 2025. Com ações integradas de policiamento ostensivo, inteligência e investigação, as forças de segurança alcançaram a maior redução de mortes violentas da série histórica iniciada em 2009. Foram registrados 24 casos durante o feriado, contra 25 no mesmo período de 2024, o que representa uma queda de 4%.
Os resultados positivos se estenderam também aos casos de roubo. Em 2025, foram contabilizados 126 procedimentos relacionados a esse tipo de crime, frente aos 292 registros no ano anterior. A redução de 56,8% é considerada expressiva pelas autoridades e reforça a efetividade das estratégias adotadas pelas forças policiais durante o período.
Nas rodovias estaduais, sob responsabilidade do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar, foram registrados 47 acidentes, que resultaram em 33 feridos e seis mortes. Os dados, fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (SUPESP), abrangem o período entre às 18h da quinta-feira (17) e às 6h da segunda-feira (21).
Segundo Harley Filho, coordenador de planejamento operacional da SSPDS, os resultados são fruto de um trabalho minucioso e contínuo. “Esse resultado só foi possível diante de um trabalho árduo realizado pelas forças de segurança, com reuniões periódicas baseadas nos índices da SUPESP e o entendimento da Coordenadoria de Inteligência, o que permitiu posicionar o policiamento nas áreas mais críticas”, explicou.
Além disso, a atuação da Polícia Civil teve papel fundamental no sucesso das operações. A agilidade nas investigações permitiu respostas rápidas a ocorrências graves, contribuindo para a sensação de segurança da população e para a redução dos índices criminais em um dos feriados mais movimentados do calendário.
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 30°
Chuva