O presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu o martelo e decidiu nomear Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações. A escolha foi alinhada com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e o deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA), durante reunião no Palácio do Planalto. Siqueira Filho, atual presidente da Telebras, foi apontado como um nome técnico e de confiança para o cargo.
A nomeação vem após a recusa de Pedro Lucas, que havia sido anunciado para o ministério, mas desistiu do posto 12 dias depois. Com o impasse, Alcolumbre sugeriu um perfil mais técnico e sem filiação partidária, apostando na experiência de Siqueira Filho no setor de telecomunicações. A expectativa é de que a nomeação seja oficializada nesta quinta-feira (24).
Frederico de Siqueira Filho é engenheiro civil, formado pela Universidade de Pernambuco, e tem mais de 25 anos de trajetória no setor, com passagens marcantes pela empresa Oi. Em 2023, foi indicado pelo próprio Alcolumbre para assumir a presidência da Telebras, função que exerce atualmente.
A troca na pasta ocorre após a saída conturbada de Juscelino Filho, que deixou o cargo em meio a denúncias de corrupção passiva e desvio de emendas parlamentares. Com a nova indicação, o governo Lula tenta fortalecer sua base no Senado e manter o Ministério das Comunicações sob a órbita política do União Brasil, evitando novos atritos e instabilidades.
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 30°
Chuva