O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quinta-feira (20), a implantação do Sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), uma iniciativa do programa Ceará Contra o Crime. A medida estabelece objetivos específicos para cada órgão da segurança estadual, visando reduzir índices de criminalidade e otimizar a atuação das forças de segurança.
O Misp define metas anuais diferenciadas para cada órgão. A Polícia Militar e a Polícia Civil terão o desafio de reduzir os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) em 11% e os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) em 15%. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) focará na melhoria do tempo de resposta a emergências e na eficiência no combate a incêndios, enquanto a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) deverá aumentar em 8,5% o número de laudos emitidos.
O programa prevê incentivos para os profissionais da área. Com um impacto anual estimado em R$ 160 milhões, as gratificações podem chegar a R$ 2 mil por ciclo quadrimestral para servidores e militares que atingirem 100% das metas. Policiais e bombeiros militares poderão conquistar até 30 pontos para ascensão funcional, e policiais civis, peritos e auxiliares de perícia terão direito a até 30 dias de redução no interstício.
Ao encerrar o evento de apresentação, realizado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em Fortaleza, o governador reafirmou o compromisso com a segurança pública e a necessidade de integração entre os órgãos. "Tenho certeza de que podemos avançar ainda mais e estamos nos organizando para isso. Contem com esse governo para alcançar essas metas", destacou.
Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsas