Na noite dessa sexta-feira (21), o auditório da Câmara Municipal de Quixadá foi palco da solenidade de posse dos novos patronos perpétuos da Academia Quixadaense de Letras (AQL). O evento contou com a presença do médico Dr. Mesquita, patrono da cadeira 48; do escritor e memorialista João Eudes Costa, patrono da cadeira 49; e dos familiares da professora Baviera de Carvalho, patronesse da cadeira de número 50 (in memória). O momento foi de grande importância para a Cultura do município e da região do Sertão Central cearense. O professor Antônio Martins foi o cerimonialista do evento, comandado pela presidente da AQL, a escritora Juliete Rocha.
A solenidade teve a participação de diversas autoridades, como a secretária de Educação do município de Quixadá, Veruzia Jardim, que representou o prefeito Ricardo Silveira; o presidente da Câmara dos Vereadores, Luiz Neto; o superintendente da Regional de Saúde do Sertão Central, Wellington Xavier (Ci); representantes da Maternidade Jesus, Maria e José, onde um dos homenageados trabalha; além dos vereadores Pedro Neto, professor Damasceno e Geisiane Siqueira. O auditório esteve lotado com a presença maciça de amigos e familiares dos homenageados.
O escritor João Eudes Costa expressou sua gratidão ao ser homenageado: "Hoje, estou muito emocionado porque eu fui funcionário dessa casa. Em 1953, tinha só dois funcionários, eu e o João Inácio da Silva. Eram 11 vereadores, 9 pelos distritos e tinham dois da cidade. Eu aprendi a escrever alguma coisa foi aqui na Câmara como redator dos vereadores do Sertão, que tinham mais dificuldades de fazer requerimentos. E hoje, eu sou muito grato à Câmara porque foi aqui que eu aprendi a escrever alguma coisa", disse.
O médico Dr. Mesquita destacou seu crescimento pessoal e profissional em Quixadá: "Recordo do ano de 1974, quando médico recém-formado, cheguei a essa terra: Quixadá acolhia mais um profissional da saúde da Fundação Sesp, porém eu não tinha a verdadeira dimensão dessa postura acolhedora, pois não era apenas o médico que se sentiria abraçado e adotado, mas fui recebido como uma pessoa humana em sua totalidade, suas virtudes e suas imperfeições. Tornei-me quixadaense por dedicação, pelo acolhimento, por vocação e principalmente, ainda, por inclinação própria. E Quixadá, ainda, me trouxe tantas outras dádivas que a mim me tornariam como realmente me tornaram ainda mais grato. Foi aqui, em meio ao calor e a beleza compatíveis dessas formações rochosas que pude consolidar as minhas referências dos mais sagrados valores da vida de um homem: a família, o trabalho e o valor das pessoas", emocionou-se.
A presidente da AQL, Juliete Rocha, ressaltou a importância dos novos patronos perpétuos: "Essa é a festa do agradecimento, a festa da gratidão, a festa do amor. É um momento especial, no qual recebemos com alegria um médico, cuja carreira é marcada por amor, determinação, superação e humanização. Ao longo de seus 50 anos de dedicação à saúde, o maior legado desse profissional é o respeito à vida. O seu exemplo de dedicação e cuidado honram o nome de Quixadá e da nossa agremiação. Recebemos, também, uma professora, que, com amor e sabedoria, plantou seu jardim no solo fértil da sala de aula na Educação Infantil, e que, hoje, certamente, colhe muitas flores no céu, sua memória permanece viva e latente em nossos corações como referencial de vida para todos nós. Além disso, temos a honra de reconhecer um renomado escritor e memorialista, cuja sabedoria se faz mais brilhante com o passar dos anos. Sua história de amor à sua terra natal e ao seu povo é, sem dúvida, inestimável", pontou.
O presidente da Câmara Municipal de Quixadá, Luiz Neto, frisou a importância de um equipamento como a AQL e rendeu homenagens ao médico Dr. Mesquita, ao escritor João Eudes Costa e à professora Baviera de Carvalho, consolidando a cerimônia como um momento de celebração e valorização da cultura e dos profissionais que dedicam suas vidas ao desenvolvimento intelectual e cultural do município e da região.
Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsas