Em Quixadá, o Dia Internacional da Mulher carrega um significado especial para o Colégio Diocesano Valdemar Alcântara (CDVA), um dos mais tradicionais do município. Fundado como um ginásio masculino e clerical, a instituição passou por transformações ao longo dos anos e hoje é dirigida por mulheres, com a maioria de seu corpo docente e administrativo formado por elas. Essa mudança reflete a força e a resiliência feminina na educação.
Fundado em 1954, o colégio teve como idealizador o Padre Luiz Braga Rocha e como primeiro diretor o Padre Clineu Ferreira. Inicialmente conhecido como “Colégio do Padre”, era voltado exclusivamente para meninos. A inclusão feminina só ocorreu em 1972, sob a gestão do Padre Vicente Gonçalves Albuquerque, ampliando as oportunidades educacionais e iniciando uma mudança na cultura institucional.
Ao longo das décadas, o hoje CDVA e outrora CVA e ainda GVA, passou por processos de modernização e expansão, incluindo a chegada das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS) à administração em 2001. Desde 2019, o colégio é dirigido por duas mulheres: Eliene Maciel Araújo, na direção geral, ao lado da vice-diretora Yara Luíza Nobre de Sousa. O CDVA conta ainda com a gestão do Padre Felipe Costa como superintendente, que acompanha e apoia sua evolução, garantindo que os valores e a missão educacional sejam mantidos e aprimorados.
Nos dias de hoje, o CDVA se destaca por sua abordagem pedagógica moderna, focada em projetos de inclusão, colaboração e desenvolvimento socioemocional. A parceria com a UniCatólica e melhorias na estrutura reforçam seu compromisso com a excelência acadêmica.
Para Eliene Maciel, “em 70 anos, o CDVA tem evoluído para atender às demandas de cada época, abraçando a tecnologia e promovendo a formação integral dos estudantes”. De um espaço exclusivamente masculino a um ambiente onde as mulheres ocupam papéis centrais, o colégio simboliza a evolução da educação e a importância da liderança feminina.
Neste Dia Internacional da Mulher, a trajetória do CDVA reafirma a importância da inclusão e do protagonismo feminino, inspirando novas gerações a desafiar barreiras e construir um futuro de igualdade e oportunidades.
Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsas